O município é grande centro comercial na região, atraindo compradores de toda a região para as suas galerias e lojas localizadas no calçadão e bairros.
A construção do Mercado Público foi iniciada em 1847 e terminada em 1853, embora entre 1911 e 1914 tenha ocorrido uma reforma. Seu projeto foi feito no estilo neoclássico, tendo sido mudado para Art nouveau após 1970 quando o prédio foi destruído por um incêndio e reconstruído. Nele se destacam a torre do relógio e o farol de ferro, importados de Hamburgo, na Alemanha, fazendo uma alusão a Torre Eiffel.
O Grande Hotel foi inaugurado em 1928. O edifício tem quatro andares, apresentando um estilo Art nouveau. Hoje o prédio está tombado e pertence à prefeitura.
A Catedral do Redentor, também conhecida como "Igreja Cabeluda", e que é a sede da Igreja Episcopal Brasileira da Comunhão Anglicana, ficou conhecida por sua característica cobertura vegetal. Ela abriu suas portas em 1892. Sua torre possui 27 metros de altura, e os vitrais vieram de Nova Iorque.
O Theatro Sete de Abril , entre todas as expressões culturais, o teatro foi a que seduziu primeiro a população pelotense. Data do ano de 1833, foi o quarto teatro mais antigo, precedido apenas pela Bahia, Rio de Janeiro e Maranhão. Hoje, diante do fato de que todas essas casas foram extintas, tem-se o Sete de Abril como a mais antigo teatro brasileiro em funcionamento. É motivo de orgulho para os pelotenses pois as companhias chegadas a Província de São Pedro pelo porto de Rio Grande, apresentavam-se aqui em primeira mão.
Aberto a Visitação: Quintas e Sextas das 12:30 às 18:30;
Endereço: Praça Coronel Pedro Osório, 160
Telefone: 3225-5777
A Catedral São Francisco de Paula é considerado o mais importante templo religioso do município pelo seu tamanho, beleza e pelas obras de arte encontradas em seu interior. O início da construção foi em 1813. A Catedral abriga a imagem de São Francisco de Paula, de autor desconhecido, que foi trazida da Colônia do Sacramento. O pintor Aldo Locatelli (1915 - 1962) veio da Itália especialmente para fazer os afrescos no teto e paredes da Catedral São Francisco de Paula, a convite de Dom Antônio Záttera, bispo de Pelotas na época. Embora ele tenha escolhido ficar no Rio Grande do Sul, e tenha feito diversos outros trabalhos importantes no Brasil, painéis e paredes, este é considerado seu maior trabalho, junto com a via-sacra da Igreja de São Pelegrino em Caxias do Sul. veja o site
Também destaca-se o Museu da Baronesa, cuja construção se deu no século XIX, ocupando uma área de aproximadamente 7 hectares, possuindo, a construção, 22 peças e um pátio interno. Contornando todo o conjunto, foram cultivados vários jardins. veja o site
Museu da Baronesa - 1863
Casa de Aníbal Antunes Maciel, Barão de Três Cerros
Localização: Av. Domingos de Almeida, 1490
Apraia do Laranjal situada a dez minutos do centro da cidade de Pelotas, com seus balneários Santo Antônio, Valverde e Prazeres, e um lugar movimentado e aprazível ideal para quem deseja repousar e se divertir.
O povoamento da cidade se originou em 1763, quando muitos habitantes da vila de Rio Grande, fugindo da invasão espanhola ocorrida na época, buscaram refúgio nas terras pertencentes a Thomaz Luiz Osório, que se localizava às margens da Laguna dos Patos – hoje balneário do Laranjal.
O Laranjal teria esse nome porque, durante certa época, a família que era proprietária de toda a sua área, e que mais tarde a transformou em diversos loteamentos, teria tentado implantar um laranjal ali. Com isso, ficou o hábito de dizer "lá no Laranjal dos Assunpção". No entanto, não há nada que prove essa hipótese. Veja vídeos do Laranjal
A Feira Dominical, é um tradicional ponto de passeio e manifestações culturais. Além da programação habitual, também acontece a Feira de Antigüidades que é atração para visitantes e forasteiros, servindo de vitrine do acervo dos antiquários.
Colônia de Pelotas - passeios pelo interior de Pelotas e de municípios vizinhos, percorrendo trilhas, costeando arroios, visitando famílias que recebem os turistas com a tradicional hospitalidade, proporcionando-lhes a oportunidade de conhecer diferentes costumes e experimentar sua deliciosa culinária. Entre outros, conheça: Santuário de Guadalupe, Parque Nova Cascata e Sitio e Pousada Águas Claras. Veja site